PROFESSOR DIRETOR DE TURMA
PRECARIZAÇÃO E INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CEARÁ
Résumé
O presente artigo analisa o Programa Professor Diretor de Turma, implementado na rede pública estadual do Ceará, à luz do materialismo histórico-dialético. A pesquisa tem como objetivo compreender os efeitos desse projeto na precarização e intensificação do trabalho docente. Os dados revelam que, embora o programa se apresente como proposta de acompanhamento pedagógico e valorização da função docente, na prática promove a sobrecarga de tarefas, a responsabilização individual e o esvaziamento da atividade pedagógica. A análise evidencia que o programa insere-se na lógica neoliberal de gestão da educação, subordinando a escola e os professores às exigências do capital. Considerando os estudos de Tonet (2014), defende-se que não há possibilidade de superação desses limites sem a ruptura com a ordem capitalista que estrutura tais políticas. Conclui-se afirmando a urgência de práticas pedagógicas que articulem a docência à luta por emancipação humana e à construção de uma nova sociabilidade.
