O CONCEITO DE NATUREZA EM MARX

ELEMENTOS PARA PENSAR O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Natureza, Trabalho, Estranhamento, Docencia

Resumo

Objetiva-se analisar de que forma as categorias natureza e trabalho podem ser utilizadas como fundamentos para se pensar o trabalho docente, sobretudo na educação infantil, primeira etapa da educação básica. Dentre os questionamentos destaca-se: como o professor se insere no processo de trabalho e transformação da natureza, à luz da teoria marxista? Para tal, utilizaremos a obra Manuscritos Econômicos Filosóficos, de 1844. O artigo divide-se em duas partes: na primeira, apresenta-se a leitura marxiana das categorias Natureza e Trabalho, bem como sua relação com o trabalho docente; na segunda, realiza-se uma análise acerca do conceito de estranhamento aplicado ao professor da educação infantil, à luz da teoria crítica.

Biografia do Autor

Priscila Mayara Pinho Vieira, Secretaria Municipal de Educação de Caucaia

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Municipal de Caucaia.

Ana Leticia de Souza Lima, Secretaria Municipal de Educação de Caucaia

Graduada em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Municipal de Caucaia - Ce. E-mail:souzaletucia@gmail.com

Downloads

Publicado

31-12-2025

Edição

Seção

Artigos