A POÉTICA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO À LUZ DA CONCEPÇÃO ONTOESTÉTICA DE GYÖRGY LUKÁCS

A ARTE COMO AUTOCONSCIÊNCIA DO GÊNERO HUMANO

Authors

  • Fabiano Geraldo Barbosa Instituto Federal do Ceará - IFCE
  • Valdemarin Coelho Gomes Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Susana Vasconcelos Jimenez Universidade Estadual do Ceará - UECE

Keywords:

Ontoestética; Literatura; João Cabral de Melo Neto.

Abstract

O artigo examina a obra poética de João Cabral de Melo Neto à luz da concepção ontoestética de György Lukács, destacando como a estética do poeta se articula com a visão materialista e histórica da arte anunciada pelo filósofo húngaro. A concepção ontoestética de Lukács afirma que a arte autêntica, ao configurar-se como uma forma de conhecimento genuíno, suspende a imediatez da vida cotidiana e revela as individualidades dentro do tempo histórico em que estas se inserem, desvelando a objetividade e a memória social de uma época. Nesse contexto, a obra poética de João Cabral de Melo Neto é estabelecida como um exemplar dessa proposta estética, pois sua poesia expressa uma relação orgânica com a objetividade, de maneira que a subjetividade do poeta contribui para revelar um conhecimento autêntico do mundo. Sua obra poética, ao explorar a objetividade e suas contradições, manifesta-se como um reflexo do mundo histórico e social, alinhando-se à concepção de Lukács sobre a arte como autoconsciência do gênero humano.

Author Biographies

Fabiano Geraldo Barbosa, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Doutor em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (PPGEF – IFCE/UNILAB). E-mail: fabiano.barbosa@ifce.edu.br. Orcid: 0000-0002-9303-9523.

Valdemarin Coelho Gomes, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Departamento de Fundamentos da Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação).

Susana Vasconcelos Jimenez, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1966), mestrado em Educação pela San Diego State University (1971), doutorado em Educação pela Alliant International University (1982) e pós-doutorado em Educação pela UNICAMP (1992). É professora aposentada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fundou as Linhas de Pesquisa Marxismo e Formação do Educador; e Marxismo, Educação e Luta de Classes nos programas de pós-graduação em educação da UECE e da UFC, respectivamente. Dedica-se, principalmente aos estudos sobre o complexo educacional na perspectiva da ontologia marxiana. Traduziu para o português o livro Myths of Male Dominance, de Eleanor Burke Leacock (Instituto Lukács, 2019).

Published

2025-12-31

Issue

Section

Artigos