À propos de cette revue
SOBRE A REVISTA - FOCO E ESCOPO:
A Revista Eletrônica Arma da Crítica vinculada ao Instituto de Estudos e Pesquisa do Movimento Operário da Universidade Estadual do Ceará (IMO/UECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará(PPGEB/ UFC) - Linha de Pesquisa Educação, Estética e Sociedade (E-Luta), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) e Grupo de Pesquisa Interinstitucional EMANCIPA (UECE), foi criada em janeiro de 2008, para publicação de artigos e demais trabalhos científicos sobre a perspectiva do marxismo ontológico.
O periódico propõe articular as produções dos diversos grupos do pensamento marxiano atuantes na comunidade acadêmica brasileira e estrangeira, dando preferência a artigos originais, bem como resultados de estudos e pesquisas concluídas ou em andamento, quer seja na configuração de números temáticos (dossiês) e/ou não temáticos. A revista privilegia os temas vinculados às seguintes linhas de pesquisa: Ontologia, método e a perspectiva da emancipação; A relação teoria e prática e o problema da transição socialista; Marxismo e movimento operário; Ontologia marxiana, educação e formação do educador; A educação, a crise do capital e o avanço da luta ideológica; A reforma da educação brasileira sob o signo do mercado; O Movimento de Educação para Todos e a crítica marxista; Política educacional, financiamento da educação e reprodução do capital.
O público-alvo a que se destina a Revista Eletrônica Arma da Crítica são pesquisadores da área da educação e afins; professores da educação básica e superior; pós-graduandos e demais profissionais interessados nos referidos temas.
PROCESSO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO POR PARES DOS ARTIGOS E ARBITRAGEM
A Revista Eletrônica Arma da Crítica promove a publicação de artigos científicos, assim como resenhas de livros e procura debater temas de interesse geral através de entrevistas e/ou relatos de experiências. Publica também resumos de teses de doutorado e dissertações de mestrado, valorizando e estimulando a participação de autores pertencentes a duas ou mais instituições, aceitando, ainda, artigos em língua estrangeira. Nesse sentido, está aberta a colaborações, reservando-se o direito de publicar ou não os textos enviados espontaneamente à redação. Todos os artigos são submetidos à avaliação de, no mínimo, dois pareceristas.
A Revista Eletrônica Arma da Crítica possui Conselho Editorial e Conselho Científico consolidados. Tais equipes encaminham os textos, sem a exposição da autoria, para avaliadores credenciados (mínimo de dois pareceres ad hoc, e máximo de três), garantindo o processo de avaliação duplo-anonimato. O critério de avaliação da linha editorial está pautado dentro do marxismo-ontológico, cuja análise dos futuros trabalhos aponta a necessidade de conformidade com as diretrizes para publicação.
O Conselho Científico aprovará os trabalhos, com emissão de pareceres e em seguida encaminhando aos autores. Os autores de trabalhos aceitos para publicação, obrigatoriamente, devem encaminhar a Declaração de Transferência de Direitos Autorais (conforme o modelo disponibilizado pela revista), não podendo ser publicado em outro periódico ou algo do gênero.
Caso o artigo/texto necessite de modificações, as alterações propostas serão enviadas aos autores que, por sua vez, decidirão se concordam e darão continuidade ao processo de avaliação ou não. De acordo com as sugestões dos pareceristas ad hoc, deve seguir o prazo definido pelo editor. No caso de não aceitar as recomendações obrigatórias feitas pelos pareceristas, o artigo retornará. Na hipótese de aceite, as recomendações e as modificações deverão ser grifadas para efeito de verificação pelo editor, bem como sua decisão final pela publicação ou não do artigo. Reafirmamos que os trabalhos recusados retornarão aos respectivos autores.
A Revista Eletrônica Arma da Crítica não cobra taxas de submissão e nem publicação, sendo a publicação gratuita.
O Conselho Editorial Científico da Revista Eletrônica Arma da Crítica tem política de antiplágio, adota a ferramenta Copy Spider para identificar a similaridade com outros textos dos trabalhos submetidos.
Os arquivos da Revista Arma da Crítica são preservados no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.
Qualis Capes 2017-2020: B1 Educação
Prefixo DOI:
e-ISSN: 1984-4735
E-mail: revista_armadacritica@ufc.br
