A NECESSIDADE HISTÓRICA DA CONSCIÊNCIA REVOLUCIONÁRIA
GÊNESE ONTOLÓGICA DA CONSCIÊNCIA E DOS VALORES
Resumen
Este estudo apresenta apontamentos acerca da formação educacional da consciência crítica, buscando a gênese e a função social da consciência e dos valores humanos a fim de compreender tais categorias nas relações social do capital. Para tanto, o estudo está fundamentado no “O Capital” de Karl Marx, na “Ontologia do ser social” de Georg Lukács, em outras publicações dos autores e em pesquisas de autores marxistas e não marxistas. Os resultados apontam que a formação de consciência crítica pode contribuir com as demandas sociais, porém é compatível às reformas do capital. Isso coloca a necessidade histórico-social da consciência revolucionária, pois associada a políticas e práticas sociais revolucionárias têm por finalidade última a emancipação humana, a transformação radical da base econômica, o trabalho associado. A conclusão aponta a consciência revolucionária como possibilidade posta na atualidade e resgata as Atividades educativas emancipadoras de Tonet (2014) como uma práxis revolucionária na qual a finalidade é a emancipação humana.
