A ALIENAÇÃO DA SEXUALIDADE NA PROBLEMÁTICA DA ALIENAÇÃO NA PARA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL DE LUKÁCS

Authors

  • Alexandre Silva Braga Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Dávillo de Lima Ferreira Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza
  • Francisca Maurilene do Carmo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Josefa Jackline Rabelo Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Samara Almeida Chaves Braga Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

Abstract

O presente artigo trata de um ensaio de compreensão acerca das categorias sensibilidade, ter e alienação da sexualidade tratados por Lukács (a partir dos fundamentos teóricos presente em Marx) no capítulo intitulado A Problemática da Alienação de sua obra Para uma Ontologia do ser social. Nesse sentido, esse estudo traz Lukács em diversos momentos citando o Trabalho Alienado, nos Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844, de Marx, além da alienação da sexualidade, cabe salientar, na Para uma Ontologia do ser social, objeto privilegiado deste trabalho. Na perspectiva da reafirmação da possibilidade onto-histórica da superação da alienação, numa sociedade livre das amarras do capital, ressalta-se a importância da luta contra deformação das personalidades do indivíduo, ao mesmo tempo, negando seu pleno acesso ao patrimônio genérico historicamente construído e entravando a formação de sua consciência de classe. Para a elaboração desse estudo de caráter teórico-bibliográfico, traremos, primordialmente, Lukács fundamentado em Marx, sem dispensar, entretanto, as contribuições de intérpretes basilares do filósofo húngaro, como Tertulian (2001), Mészáros (2009), Lessa (2007); Holanda (2005), Costa (2005) e Moraes (2007).

Author Biographies

Alexandre Silva Braga, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Graduado em História. Bacharel em Direito. Especialista em Docência do Ensino Superior. Professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. E-mail: hasbraga@yahoo.com.br.

Dávillo de Lima Ferreira, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. E-mail: davillodelima@hotmail.com.

Francisca Maurilene do Carmo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora da Linha de Pesquisa: Educação, Estética e Sociedade. E-mail: fmcmaura@hotmail.com.

Josefa Jackline Rabelo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Educação pela Univeridade Federal do Ceará. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Membro da Linha de pesquisa Educação, Estética e Sociedade. E-mail: jacklinerabelo@gmail.com.

Samara Almeida Chaves Braga, Secretaria de Educação do Ceará - SEDUC

Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC. Professora da Rede de Ensino Estadual. E-mail: samachaves5@hotmail.com

Published

2025-12-31

Issue

Section

Artigos