FUNDAMENTOS IMPLÍCITOS E EXPLÍCITOS DE EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA NAS OBRAS DE MARX E ENGELS

Autores/as

  • Marcos Antônio Bezerra Lima
  • Rodrigo dos Santos Andrade
  • Eduardo Ferreira Chagas Universidade Federal do Ceará - UFC

Palabras clave:

Educação; Pedagogia; Marx; Engels.

Resumen

Este artigo trata da questão da educação e pedagogia em Marx e Engels, sobre se há nesses autores elementos filosóficos suficientes para a defesa de concepções educacionais e pedagógicas em suas obras. Em Marx e Engels, não só em um, ou em outro, pelo entrelaçamento profundo que há entre eles, na defesa de suas ideias. Não que não haja independência e particularidade de cada um, mas, mais precisamente pela parceria dos dois, ocorrida em 1844 e que perdurou por todas as suas vidas. Nosso objetivo é apresentar os traços fundamentais dos princípios de uma educação e pedagogia nas obras dos autores, demonstrando como, onde e de que forma aparecem as questões fundamentais, a partir dos fundamentos filosóficos, sociológicos e metodológicos desta ciência, pressupondo o posicionamento crítico deles em relação ao modelo socioeconômico de sua época, o sistema capitalista de produção, que perdura até o presente. Para cumprir com o nosso objetivo, detalharemos como a educação pode ser encontrada nas obras desses pensadores, articulando o posicionamento filosófico deles em duas partes principais: concepções implícitas e explícitas de educação e pedagogia, uma vez que não há uma obra específica dos autores que trate diretamente desta temática.

Biografía del autor/a

Marcos Antônio Bezerra Lima

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Mestre em filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE; licenciado e bacharel em filosofia pela Universidade Federal do Ceará - UFC; licenciado em pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA; bacharel em teologia pelo Centro de Humanidade da UNINTER; pós-graduado (especialização) em Gestão Escolar pela Faculdade Única e em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Internacional de Análise Relacional - CIAR/FACEL.

Rodrigo dos Santos Andrade

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Pós-Graduado (especialização) em Gestão Escolar pela Faculdade IBRA - FABRAS de Brasília e em Políticas Públicas pela Faculdade FIBMG - de Minas Gerais; Graduado em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Eduardo Ferreira Chagas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor efetivo do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará - UFC, professor do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFC, professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED - UFC e professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Publicado

2025-12-31

Número

Sección

Artigos